Falando de arte em NY – por Claudia Pires

Um pouco de arte não faz mal a ninguém

Olá New Yorkers, hoje vamos falar de cultura. Conheço pessoas que vão para NY e não querem saber de museus. “Ah, que chatice!”, muitos pensam. Mas conhecer a Big Apple é uma excelente oportunidade para aprender um pouco sobre arte e viver experiências novas. Existem muitos museus legais na cidade, vou destacar aqui os meus preferidos. Não dá para sair da cidade sem conhecer o Metropolitam. O museu tem um dos melhores acervos do mundo, para mim supera até, em qualidade e diversidade, o museu Britânico, em Londres, e o Louvre, em Paris. O MET, como é conhecido, é charmoso, encantador e inspirador… O vasto acervo vai de pinturas fantásticas a dezenas de descobertas arqueológicas. É comum vê-lo nos cenários de filmes e seriados, como Gossip Girl, em que as personagens se encontravam sempre nas escadarias no museu (veja foto)…

 

Living Hall NW view

Living Hall NW view

Se você não está disposto a passar o dia lá, pelo menos conheças as alas mais famosas, que são a dos tesouros e monumentos egípcios e a ala medieval. São espetaculares. E se você já foi a NY outras vezes e conhece bem o museu, sempre vale voltar. Detalhe: o preço da entrada é “sugerido”, ou seja, você pode pagar quanto quiser para entrar, pois o valor é considerado uma doação. O MET também tem sempre várias exposições temporárias interessantíssimas. Aí sim o preço é fixo, mas você pode pagar para assistir apenas a exposição que você quer ver. No site do museu tem todas as informações destas exposições, conteúdo e duração (www.metmuseum.org). Já vi exposição de moda, de discos, de sapatos, de joias, de tudo que vocês possam imaginar. Agora, por exemplo, está rolando uma sobre a história medieval de Jerusalém, que eu amo, quero muito ver.

 

Outra sugestão: dê um passeio no local só para dar um pulinho na loja e tomar um café, vale a pena. Existem outras lojas do MET pela cidade, mas a que fica dentro do museu é enorme e incrível. Eu já cheguei a ficar quase 2h lá procurando “coisinhas” legais, que vão de cartões e cadernos a bolsas, lenços e carteiras. São lindos e de ótima qualidade!

metropolitan_museum_gossip_girl_dani_que_disse

Para quem quer viver uma experiência de volta ao passado: conheça a Frick Collection (www.frick.org) que como o MET também fica no Upper East Side. O museu fica na casa que pertenceu ao magnata do aço Henry Clay Frick e foi construída entre 1913 e 1914. O local, considerado patrimônio histórico, não contém apenas as obras de arte que faziam parte do acervo do proprietário, mas faz a gente dar um verdadeiro passeio no início do século 20. Os ambientes, quartos, salas, estão mantidos com a decoração da época! Você entra num túnel do tempo e aprende um pouco mais sobre os ricaços que ajudaram a construir a NY de hoje…

Prá encerrar: MOMA (www.moma.org), o Museu de Arte Moderna de NY, também um dos mais famosos do mundo. OK, você não curte arte moderna? Bom, pelo menos vá até o andar dos pintores impressionistas. Não tem como não se emocionar com a gigantesca tela de Monet que ocupa duas paredes inteiras… Na saída, já sabe: lojinha. As do MOMA são as melhores de NY na minha opinião. São duas próximas, uma dentro do museu e outra do outro lado da rua, na 54th street. Decoração, utensílios de cozinha, bolsas, dá vontade de comprar tudo… kkk

Enfim, tire um tempinho para se inspirar e respirar arte… Isso também é a cara de NY.

Até semana que vem!

#cronicasdeNY

Posted on October 3, 2016 in Entertainement, Fun

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top